O episódio começa com Jake indo visitar os pais na pequena cidade de Jericho, para pegar sua parcela da herança do avô. Aqui acontece um clássico problema pais & filhos, Jake e seu pai não parecem se dar bem. Logo o pai nega uma assinatura na qual daria o direito a usufruir de sua parte da herança.
Durante esta vinda a Jericho, mostra alguns reencontros com uma bonita professora loira (possivelmente alguma ex.). E não muito depois desses reencontros acontece no horizonte uma explosão (foto) que o garoto assiste com certo temor. E não só o garoto, muitas outras pessoas também assistiram essa cena. Logo em seguida os serviçoes de telecomunicações já não funcionam mais.
Um alce (um o que!? veado) entra na frente de um ônibus escolar em algum lugar não muito distante da cidade. Matando o motorista, ferindo a professora que acompanhava as crianças e uma garotinha. Jake que já havia deixado a cidade colide com outro carro, no qual o motorista se distraiu assistindo a tal explosão. Jake sobrevive, e caminhando de volta a cidade encontra o ônibus escolar, salvando a garotinha e dirigindo o ônibus de volta a cidade.
Os policiais que estavam a procura do onibus escolar, encontram um ônibus avariado, de prisioneiros, e um desses prisioneiros se levanta em meio a escuridão e mata um dos policiais.
O prefeito da cidade informa que a explosão foi em Denver. Mas, uma ligação telefônica deixa claro, que em Atlanta também ouve uma explosão.
Nesse clima a cidade, esta em pânico e sem comunicação com o Mundo.
A formula está até de certa forma, vencida, mas creio que fizeram um bom trabalho por aqui, o que pode render uma boa série. Principalmente para os apreciadores de uma boa ficção.
Marcadores: crítica, Jericho
Assisti os dois primeiros episódios (no Canadá claro), e pra quem gosta do estilo, a série é muito boa, o clima de tensão, poucas informações, e a velha fórmula da ameaça apocalíptica, parece estar funcionando.
Obrigado pelas dicas e links para assistir (no Canadá) as séries.
[]'s Gandalf